sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comparação e Referência

Em muitas discussões sobre o processo da vida nos perguntamos sobre o porquê da existência das coisas ruins, sejam sentimentos, decisões tomadas, oportunidades perdidas, situações desesperadoras e etc. Na verdade, as coisas em si não são ruins, mas quando são comparadas à outras, é outro caso.

Tudo depende da forma como as coisas são vistas, pois toda análise é feita a partir da comparação e da referência, acredite.

Por isso, por exemplo, eu acredito que a expectativa é algo ruim, pois você cria na sua mente o quão boa tal situação poderia ser, e normalmente nunca é o que se espera. Por outro lado, acredito que a preocupação seja algo bom, pois você imagina algo muito pior do que realmente é, e por não ser tão ruim assim, tal situação não apresenta tanto efeito quando ocorre. E isso se aplica a qualquer questão da sua vida, da mais fútil até a mais importante.

Se você está passando por problemas, não olhe para quem está vivendo uma vida perfeita, mas olhe para quem está pior do que você, pois inconscientemente você pensa que se tal pessoa está passando por uma situação muito pior que a sua e está suportando, porque você não suportaria a sua que não é tão ruim assim?

Como eu disse antes, tudo se resume a comparação e referência.

Na verdade, coisas ruins não existem, só existem coisas piores do que quando comparadas à outras, sendo estas piores intituladas de "ruins". Todo ser humano tem dentro de si o pré-conceito das coisas, e por saberem que existem coisas melhores, consideram certas coisas como ruins. Se pararmos para pensar, o que é ruim só existe por causa do que é bom. O mal só existe por causa do bem. As trevas só existem por causa da luz. Ser imparcial realmente é impossível, porque o ser humano vive com uma refêrencia intrínseca e faz suas comparações baseado nas opções que lhe são proporcionadas. Não é algo que se elimina, mas é algo mútavel, pelo menos parcialmente.

Enfim, tudo se resume a comparação e referência.

Um comentário:

Aline Rodrigues disse...

Parabéns!!
O texto ta mto bom! E vc finalmente esta aprendendo a "Arte de Filosofar". rs