quarta-feira, 17 de março de 2010

Pelo menos

Bem, cá estou eu, pensando a respeito da volta às minhas aulas que ocorrerá na próxima semana. (Jura que você ainda vai voltar às aulas? Que vida boa você tem hein?). Realmente, parabéns para mim. E é incrivel como parece que, em todo início de ano letivo, as mesmas afirmações e suposições se formam na minha mente sem o mínimo de base. Tais afirmações e suposições se referem à tipíca ideia de que, assim que o ano letivo começar, eu vou estudar até que eu domine completamente toda a matéria que é lecionada a ponto de gabaritar todas as provas e, assim, melhorar o meu CR. E não me venha com essa cara de "Ah, seu ingênuo!" porque eu sei que você também pensa a mesma coisa.

Engraçado também não é só isso, mas o fato de pensarmos sempre que tudo vai melhorar, que nesse ano você vai virar um super-herói e fazer as coisas de forma mais perfeita possível. Vamos sempre aprender milhares de línguas, tocar infinitos instrumentos, fazer bilhões de atividades físicas, até que a primeira semana de aula começa e todo ano a mesma coisa repetidamente acontece. Você acorda morto de cansado porque estuda de manhã, chega em casa e, ou dorme, ou fica no computador, ou vai fazer qualquer outra coisa que dê vontade, mas que no fundo não acrescenta muito na sua vida. E assim cada dia vai passando e cada um será tão semelhante quanto o que passou.

O estranho é que os anos são tão iguais, que até o próprio pensamento de que o ano vai mudar é igual. Os anos não mudam, mas os pensamentos também não, fiéis à idéia de que o ano vai ser diferente. Vamos supor que esse ano não mude, seja igual a todos os outros, e a sua idéia de que o ano ia mudar fique frustrada no final dele.
Então, vamos combinar uma coisa, meus leitores. Se talvez nós pensássemos que o ano vai ser igual a todos os outros, já começaríamos tendo um ano diferente, porque se nada esperarmos desse ano, qualquer coisa boa que aconteça nesse ano te surpreenderá, e ele será realmente um ano diferente. Tente se concentrar em fazer apenas aquilo que tornaria o ano realmente diferente. Pare de pensar no que fazer, e simplesmente faça. Se pelo menos isso você fizer, pelo menos o início do seu ano já será diferente.

Nenhum comentário: