terça-feira, 2 de março de 2010

Os firmamentos

Eu estava no carro com a minha mãe um dia desses quando, na rádio, começou a tocar 'Paciência' do Lenine. Para quem não a conhece, aconselho a ouvirem, é muito boa. E enquanto eu a ouvia, comecei a refletir a respeito da vida e do tempo. O tempo é, ao meu ver, muito mais complexo e amplo do que um simples desfecho entre passado, presente e futuro. Enquanto tudo o que passou é considerado passado e tudo o que está por vir é considerado futuro, existiram inúmeros momentos em que o passado era o futuro e existirão momentos em que o futuro se tornará passado. Na verdade, todo momento é passado, presente e futuro, dependendo da referência temporal. Isso significa que nós, como seres humanos, como seres que estão limitados em sua própria dimensão temporal, estamos presos em nossa própria referência temporal e nos achamos no direito de ditar aquilo que é passado, presente e futuro, enquanto que o tempo, o qual não precisa necessariamente de referência para ser definido, sempre foi um só.
O passado, presente e futuro estão juntos, em todo lugar, como se fossem um só.

Isso me fez pensar que é engraçado que apesar de muitas coisas já terem acontecido na minha vida, parece que mesmo se eu não tivesse feito muitas delas, a minha vida seria exatamente a mesma, tanto que eu nem me lembro da maioria das coisas que fiz. A grande maioria delas não tiveram a mínima importância para mim. Então porque aconteceram essas coisas? O estranho é que, na época em que eu as vivi, elas eram importantes, mas agora não são mais. Será que vivo outra vida e que o que apenas trouxe cmg da "outra vida" foram apenas recordações? E nada além disso?

Sei que muitos poderão discordar, mas a minha conclusão foi a seguinte: Cada momento que se vive é a duração de uma vida. Ela 'nasce' e 'morre' a cada momento, enquanto o 'nascimento' de outro momento da origem a outra 'vida'. Essa corrente de momentos preescreve no tempo o que nós chamamos de Vida. A vida em si nasce e morre o tempo todo, a cada momento, sendo que cada momento pode durar o tempo que for, mas sempre terá um início e um fim. Você agora vive uma 'vida' que é diferente da 'vida' que vivia, mas cada 'vida' é sustentada por firmamentos que definem o rumo de cada momento. Esses firmamentos podem mudar ao mudar também o momento, mas somente um firmamento muda a cada mudança de momentos. E a isso cabe a importância de uma mudança: ela pode trazer consigo não só a mudança do presente momento mas também de um dos firmamentos que a sustentam. Sabendo que são os firmamentos que desenham o caminho pelo qual se percorre a vida, podemos ir mais além ao pensar que, como as mudanças são os árbitros dos firmamentos que permanecem, na verdade, são elas que determinam o curso da vida.

O que nos restou até o presente momento de tudo o que já aconteceu em nossas vidas não foram apenas recordações, mas também os firmamentos que sustentam o presente momento. Apesar de não lembrarmos mais dos momentos e mudanças passadas, elas nos deixaram um legado, o qual são os firmamentos da nossa vida presente. Portanto, a cada momento seja referente a sua devida importância, já que todas corroboraram para selecionar os firmamentos que sustentam a sua vida.

Por fim, vale ressaltar que a morte de cada momento tem poder para destruir tanto a mudança quanto o próprio momento, mas não pode destruir o firmamento que foi selecionado pela mudança e que agora é firmamento de outro momento. Todos os momentos desencadeam na Morte, a qual possui poder sobre todos os firmamentos humanos.

A beleza do Evangelho de Cristo Jesus consiste na criação de um firmamento que nem mesmo a Morte é capaz de destruir. Este firmamento é o sangue de Jesus Cristo, o qual é o mais poderoso e o mais belo dentre todos. Somente ele é capaz de vencer a Morte e nos guiar até um próximo momento. Entretanto, sendo este o firmamento mais belo e mais poderoso, ele nos levará a um próximo momento, o qual é perpétuo, o qual não será transposto por nenhum outro e no qual estaremos firmados para sempre. Este outro momento também é chamado de Vida Eterna.

Nenhum comentário: