quinta-feira, 17 de julho de 2008

Relatividade x Fanatismo

Os cristãos que realmente servem a Deus são criticados pelas pessoas que, influenciados por Satanás, os acusam de fanáticos. Obviamente, isso não possui a menor relevância porque elas não entendem nosso amor por Jesus Cristo. Mas até que ponto ser fanático pode ser bom ou ruim aos cristãos?

“Tem que se estar de braços abertos para mudanças, mas de mãos fechadas para guardar seus princípios”.

Satanás possui muitas armas que às vezes podem confundir os cristãos, devido a sua astúcia. Uma delas é a relatividade. Relatividade significa uma qualidade ou estado do que é relativo. Relativo significa uma qualidade ou estado de algo que depende de uma situação ou circunstância. Eu já ouvi inúmeras vezes a seguinte expressão (e creio que você também): “Mas isso é relativo”. Nós, como cristãos, tomamos decisões ou defendemos posições que confundem os ímpios devido às situações nas quais as tomamos ou defendemos. Por exemplo: um amigo seu te chama para ir num bar, mas você opta por não ir, porque, além de não beber, sabe que aquele lugar não é um ambiente bom. Então seu amigo diz: “Mas isso é relativo. Você pode ir pro bar, mas não beber. A gente fica lá só conversando, ou você bebe um refrigerante se quiser”.

Salmos 1.1,2 - “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

A palavra de Deus é clara. Ela não coloca condições nem circunstâncias nos quais você pode se ajuntar com os ímpios ou não. Ela não diz: “Faça isso, se aquilo acontecer. Faça isso, caso você tenha aquilo”. A palavra de Deus é única. Não possui meio-termo, não possui interpretações. Ela corresponde às condutas corretas que um cristão deve ter em todas as situações e em com todas as circunstâncias. Caso haja exceções, Deus explicita a situação em que se deve tomar uma atitude diferente.

Ex: Mateus 19.9 - “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]”.

O fanatismo também pode ser um problema. Às vezes, é necessário que você seja derrotado algumas vezes para que Deus possa tirar a soberba do teu coração e moldá-lo conforme o coração dEle. Mas você pode pensar que é o diabo que está te trazendo a derrota para te prejudicar, porque Ele é o Senhor dos Exércitos, o General que nunca perdeu uma batalha.
Como Deus poderia te proporcionar uma derrota? Muitas vezes nós não entendemos o plano que Deus tem para nós e ficamos culpando-o de ter nos abandonado. Não se esqueça que a vontade dEle é o melhor para a sua vida, e se for necessário que você seja derrotado para crescer, naturalmente ou espiritualmente, não impeça o mover de Deus na sua vida. Antes, tente entendê-lo. A derrota nem sempre é ruim, pois ela nos faz refletir e pensar no que fizemos de errado.

Eclesiastes 7.3 – “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”.
Eclesiastes 7.5 – “Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato”.

Entenda primeiro o mover de Deus para que você não se confunda com os planos que Ele tem pra você. Enquanto Ele está vendo o seu futuro, você só consegue ver seu presente. Ganhou? Dê glória a Deus. Perdeu? Dê glória a Deus. Deus sabe o que faz.

Isaías 55.8,9 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.

2 comentários:

Mensageiro disse...

Não é interessante as pessoas no mundo nos verem como fanáticos... por mais que realmente sejamos fanáticos, apaixonados, e etc, por esse Deus incrível.
O que eu acho maneiro, que meus amigos comentam sobre mim, é que eu tenho o meu "estilo de vida com Deus" mas sou a pessoa mais "doida e feliz" q eles conhecem, isso faz eles terem curiosidade de conhecer o que eu tenho de tão especial.

é isso ai pedro! esse é o caminho!

Gabriel Leitte disse...

iiiiiiiii pedrãooooo homem da unçãoooooooo